Skip to content

Alcântara: mais uma semana de destaque com grandes conquistas para o povo alcantarense

AJUDE COMPARTILHANDO

Nesta quarta-feira, 26 de maio, O Prefeito Padre William acompanhado do seu Vice-Prefeito, Nivaldo Araújo tiveram uma agenda corrida em Alcântara, onde puderam com muita felicidade participar da inauguração da Fábrica de Inovação do IFMA, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino o uso didático, da pesquisa e extensão através da ciência e da tecnologia. Essa é mais uma parceria fixada entre a Prefeitura de Alcântara e o IFMA, a Educação é a porta para buscarmos uma sociedade mais justa e igualitária.

O Prefeito e seu Vice ainda participaram junto do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, na manhã de quarta-feira (26), da inauguração da Base Institucional da UFMA em Alcântara (BIA). A Base agregará pesquisas científicas e tecnológicas, além de projetos desenvolvidos no âmbito do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico (NICTA) da UFMA. Estiveram presentes, na ocasião da inauguração, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho; superintendentes e diretores da UFMA, além do do deputado federal Aluisio Mendes.

Houve também a inauguração do Centro de Capacitação da Base Institucional de Alcântara (BIA), que irá oferecer cursos de Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento.  Para os Alcantarenses será a oportunidade de se aperfeiçoar sem precisar se deslocar para outras cidades.

Já sexta-feira (28), o vice-governador Carlos Brandão, esteve em Alcântara onde foi recepcionado pelo Prefeito Padre William, pelo Vice-Prefeito Nivaldo Araújo e pela equipe do governo municipal, onde participaram da cerimônia de inauguração da quadra esportiva do Centro Educa Mais Professor Aquiles Batista Vieira, escola de tempo integral. Ainda na ocasião, Brandão assinou ordem de serviço para construção de uma unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O Centro Educa Mais Professor Aquiles Batista Vieira foi reconstruído e entregue em julho de 2016, integrando as ações do programa Escola Digna. A unidade de ensino agora irá beneficiar cerca de 360 alunos da região. A quadra esportiva foi toda reformada e agrega projetos sociais que atendem crianças de 4 a 13 anos. Para reforma foram investidos R$ 300 mil.

A construção do IEMA Alcântara representa um espaço para modernização da educação no estado. Será um centro vocacional com estrutura para formações nos níveis técnico e médio; cursos de formação inicial e continuada, além de oficinas; e requalificar trabalhadores locais e pessoas já inseridas na Base Espacial de Alcântara.

O Vice-Governador ainda visitou, espaços de cultura na cidade, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), reabriu 19 museus e casas de cultura, mantidas pelo Estado. Dentre estes, a Casa do Divino de Alcântara, a Casa do Mordomo Régio e o Museu de Alcântara. A reabertura dos espaços é uma forma de manter viva a promoção dos museus, enquanto espaço de memória, conhecimento e geração de saber.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.