São Luis: Nova pesquisa eleitoral aponta diferença esmagadora de Braide aos demais pré-candidatos
Compartilhe

O DataIlha divulgou nesta quarta-feira (22), nova pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Luís. Pré-candidato Eduardo Braide (Podemos), lidera com 40,1%.

Duarte Junior (Republicanos), com 9%, seguido de Wellington do Curso (PSDB), com 6,4%; Neto Evangelista (DEM), com 5,7%; Adriano Sarney (PV), com 3,1%; e Bira do Pindaré (PSB), com 2,9%. Jeisael Marx (Rede), Dr. Yglésio (PROS) e Dr. Madeira (Solidariedade) não passaram de 1%.

Dos entrevistados, 9,8% declararam a intenção de anular ou votar em branco; 6,2% disseram não saber ou preferiram não declarar.

A pesquisa, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 0027/2020, foi encomendada pelo Blog do Jorge Vieira e ouviu 1.014 eleitores entre os dias 13 a 15 de julho deste ano. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

Na pesquisa estimulada, Braide (Podemos) tem 40,1%; Duarte Junior (Republicanos), 9,5%; Wellington do Curso (PSDB), 7,8%; Neto Evangelista (DEM), 6,7%; Bira do Pindaré (PSB), 4,7%; Adriano Sarney (PV), 3,9%; Rubens Junior (PCdoB), 3,5%. Dr. Yglésio (PROS), Jeisael Marx (Rede) e Dr. Madeira (Solidariedade) não passaram de 3%.

Neste cenário, a intenção de votos em branco e nulos é de 10,7%; e 7,7% declararam não saber ou não quiseram responder.

Não foram divulgados resultados de intenção de voto espontânea, isto é sem apresentação dos nomes dos candidatos em cartela.

Questionário:

Questionario

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa com aplicação de questionários estruturados através de entrevistas pessoais e domiciliares, distribuídas proporcionalmente à população com 16 anos ou mais, por meio de uma amostra aleatória por estratos em bairros da zona urbana e rural da cidade de São Luís no Estado do Maranhão, divididos em localidades e ruas. Para a determinação da amostra, optou-se pela utilização de método probabilístico, no qual todas as pessoas da população-alvo têm igual chance de ser incluídas na amostra. O procedimento de escolha dos entrevistados foi realizado segundo o método de amostragem polietápico por área (Multistage Área Sampling), no qual a área física a ser investigada é dividida em regiões e sub-regiões. Neste caso, seguimos o procedimento técnico conhecido como PPS (Probability Proportionate to Size) segundo o qual, a probabilidade de inclusão de entrevistados de cada área é proporcional ao seu número de votantes. A localização dos entrevistadores dentro de cada região foi definida aleatoriamente pelo procedimento do sorteio. Todo o estudo terá como base os dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as estatísticas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bairros:

Anjo da Guarda, Alemanha, Angelim, Anil, Bairro de Fátima, Bequimão, Camboa, Centro, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Cohab, Cohafuma, Cohatrac, Coroadinho, Coroado, Divinéia, Estiva, Forquilha, Ilhinha, Ipem São Cristóvão, João de Deus, João Paulo, Liberdade, Madre Deus, Monte Castelo, Parque Shalon, Ponta d¿Areia, Praia Grande, Renascença, Sacavém, São Bernardo, São Francisco, São Raimundo, Turu, Vicente Fialho, Vila Embratel, Vila Esperança, Vila Itamar, Vila Luizão, Vila Mauro Fecury, Vila Nova República e Vinhais.

Fonte: Vermelho