Solidariedade: Psicólogo disponibiliza atendimento online gratuito à população de Palmeirândia
Compartilhe

Diante do cenário atual, onde vivemos sob o caos de uma pandemia, é naturalmente visível que a população está sofrendo com a incerteza de melhores dias, com a insegurança econômica e com a vulnerabilidade ao adoecimento físico e mental.

Em razão da pandemia, a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é manter o distanciamento social para evitar o contágio e propagação do coronavírus, em contrapartida esse tipo de isolamento, não desejado e obrigatório, compromete consideravelmente a nossa saúde mental.

Casos confirmados ou suspeitos acabam gerando um pânico social, muito mais quando noticiários, diariamente, contabilizam e apontam milhares de mortes provocadas pela COVID-19, no Brasil e no mundo. Em uma guerra contra um inimigo invisível e cruel, causador de tantas perdas, capaz de levar um sistema de saúde pública ao colapso, pode ainda deixar marcas profundas de adoecimento psíquico na nossa população.

No tocante a isso, pelo mundo inteiro várias ações de solidariedade vêm sendo desenvolvidas para minimizar os agravos socioeconômicos, bem como, os impactos psicopatológicos aos quais estamos sujeitos.

Em Palmeirândia-MA, assim como nos demais municípios da federação, alguns serviços socioassistenciais foram suspensos, pois a maioria das atividades psicossociais são desenvolvidas em grupos, como: oficinas, atendimento familiar, palestras, rodas de conversa, estudos de caso etc.

No entanto, é possível encontrar psicólogos e assistentes sociais (e demais profissionais de entendimento em saúde mental) voluntários ou não, realizando atendimento online para as demandas de síndromes ansiosas e/ou depressivas que se espalharam pelo mundo, durante a pandemia.

Nesse sentido, considerando a precariedade de atendimento psicológico no município de Palmeirândia-MA, o psicólogo Marcílio Costa (CRP 22/01558), se solidarizou com as pessoas que necessitam desse tipo de acompanhamento e se dispôs a atender, online e gratuito, os indivíduos que por ventura possam estar apresentando sintomas ansiosos e/ou depressivos nesse período.

O atendimento online é possível e legal, conforme a Resolução do Conselho Federal de Psicologia N° 011/ 2012. A mesma regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, o atendimento psicoterapêutico.

Confira um trecho:

Art. 1º . São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:
I. …
II. …
III. …
IV. …
V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

O psicólogo Marcílio Costa é natural de Palmeirândia-MA, graduado pela Faculdade Pitágoras, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pela Faculdade Laboro e atualmente trabalha como psicólogo social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, no município de São Vicente Férrer-MA.

Contato para agendamento e atendimento online: (98) 98182-8596

Deixe seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Open chat