Por falta de oxigênio bebês prematuros podem ser transferidos de Manaus para Imperatriz/MA

AJUDE COMPARTILHANDO

Como alternativa, na falta do oxigênio, 61 bebês prematuros podem ser transferidos para UTIs de outros estados.

Manaus recebe neste sábado (16), mais um carregamento de cilindros de oxigênio. O avião da Azul – que iria buscar vacinas na Índia – desembarcará na capital amazonense com os equipamentos. 

A informação é do Ministério da Saúde. “O Airbus A330neo da companhia decola do Recife às 23h (horário local) de hoje com destino à Campinas, de onde deverá partir neste sábado (16) com o carregamento dos cilindros de oxigênio para Manaus. A aeronave da companhia levará sua capacidade máxima para esse tipo de carga.

A pasta já articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário: 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), 9 em Imperatriz (MA), 4 em Salvador (BA), 3 Feira de Santana (BA), 1 em Ariquemes (RO) e 3 no município de Macapá (AM). 

O Governo Federal irá prestar apoio em todo o processo logístico de remoção, junto às Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, para que, caso ocorra a transferência, ela seja feita de forma segura e rápida, da forma mais cuidadosa possível, avaliando a necessidade e gravidade de cada recém-nascido. 

Os bebês, que poderão ser transportados, seguem critérios clínicos definidos pelas equipes médicas, e serão acompanhados de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para prestar todo apoio aos prematuros.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br e siga nossa página no Facebook e no Instagram. Envie fotos, denúncias e informações ao blog pelo WhatsApp por meio do número (98) 93300-0985 ou clicando aqui.

error: