Prefeitura de Palmeirândia em parceria com o Ministério das Comunicações garantem implantação da TV digital no município por meio do Programa Digitaliza Brasil na Estrada

AJUDE COMPARTILHANDO

O programa Digitaliza Brasil na Estrada concluiu nesta semana a visita no estado do Maranhão. Ao todo onze municípios receberam a equipe do Ministério das Comunicações, que nas visitas checa a infraestrutura instalada e valida a qualidade da transmissão do sinal de televisão nas residências dos maranhenses.

Dentre as cidades estão Palmeirândia, Cajapió, Cedral, Cururupu e Bequimão – seguindo da baixada para o litoral ocidental maranhense.

O prefeito Edilson destacou a conquista e o emprenho do governo em mais essa conquista aos palmeirandenses, confira:

Estes e mais 57 municípios foram qualificados no âmbito do programa Digitaliza Brasil que, na fase 1.2, convocou prefeituras maranhenses a aderirem à proposta. Desenvolvida pelo Ministério das Comunicações (MCom), a iniciativa tem o intuito de concluir a digitalização do sinal de televisão. O serviço, aberto e gratuito, não apenas representa melhor qualidade de som e imagem, mas também permite a recepção e a interatividade em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

No estado do Maranhão, mais de 1,3 milhão de maranhenses nas 62 cidades qualificadas serão beneficiados com a chegada da TV digital. “Faz parte da missão do Ministério das Comunicações ampliar a inclusão digital e a conectividade e aprimorar a qualidade dos serviços de comunicação, essenciais ao exercício da cidadania em todo o país”, assegurou o ministro Fábio Faria. Em 2021, eram 1.638 localidades brasileiras recebendo a programação de TV em sinal analógico. A previsão é desligar o padrão analógico até o final de 2022.

Ao lançar o programa Digitaliza Brasil, em maio de 2021, por meio da Portaria MCom 2.524/2021, a pasta determinou a simplificação do processo de consignação e autorização de canais digitais. Nessa linha, a intenção é garantir continuidade na retransmissão de TV na hora que a tecnologia digital chegar às cidades.

Os interessados em acompanhar o passo a passo da digitalização do sinal da tv aberta brasileira, pode acessar informações na página?www.gov.br/mcom/digitalizabrasil. A ferramenta é intuitiva, composta como um painel interativo, criado em parceria com a Seja Digital – entidade responsável por operacionalizar a digitalização no país.

Os roteiros do Digitaliza na Estrada estão registrados na página especial dedicada à ação. Nas duas últimas rotas, a equipe técnica segue para Alagoas e retorna ao Rio Grande do Norte, onde fecha o giro pelo Nordeste.

Deixe seu comentário

error: