Skip to content

Vice-prefeito de Palmeirândia, Dr Lúcio Henrique, busca parceria com o Detran para garantir Municipalização do Trânsito

AJUDE COMPARTILHANDO

Na última segunda-feira, 19 de julho de 2021, o vice-prefeito de Palmeirândia, Dr Lúcio Henrique, esteve em São Luis reunido com o Dr Alexandre Rosa de Carvalho, Diretor da CSL e coma Coordenadora a Educação para o Trânsito, Rositânia Farias. O principal tema abordado na reunião foi o Plano de Municipalização do Trânsito de Palmeirândia.

A parceria estabelecida pelo representante do poder público local, o vice-prefeito Dr Lúcio Henrique, junto ao Detran tem como objetivo a realização de ações educativas de conscientização para um trânsito mais seguro no município.

A municipalização do Trânsito envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Contran e ao disposto no CTB.

Para que os municípios passem a fazer parte efetiva do SNT, exercendo plenamente suas funções, é preciso criar os órgãos ou entidades executivas municipais de trânsito.

Esta estrutura deve estar apta para executar as atividades de engenharia, educação para o trânsito, controle e análise de acidentes, operação e fiscalização de trânsito, e de apoio ao funcionamento da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI.

Nesse caso, a prefeitura torna-se responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade. Por menor que seja a cidade, deve ser feito tratamento especial para a circulação segura dos pedestres, ciclistas ou carroças. O trânsito não é feito só de automóveis ou caminhões.

Dentre os benefícios está também a capacitação dos guardas municipais para atuarem no trânsito do município, cursos de formação de mototaxistas com certificação e doação de coletes e capacetes.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.