Ícone do site Blog Joerdson Rodrigues

Ribeiro Neto propõe diretrizes para elaboração das políticas públicas da primeira infância em São Luís

Proposta segue em análise nas comissões de Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social e Orçamento

Com o projeto, Ribeiro Neto visa garantir a formação das crianças, visando a qualidade de vida e o desenvolvimento integral / Foto: Leonardo Mendonça

Texto: Mirlene Bezerra

De autoria do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), um projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, constitui diretrizes a serem observadas pelo Poder Executivo na elaboração das políticas públicas da primeira infância. Apresentada na sessão do dia 10 de maio, a proposição foi encaminhada às comissões de Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social e Orçamento.

Com atenção especial à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano, o PL nº 015/23 estabelece que os planos, programas e serviços implementados pelo Município serão norteados pelos princípios contidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei Federal nº 13.257, que trata da proteção integral qualificada de crianças nos primeiros anos de vida.

Entre as diretrizes observadas no texto do projeto estão a priorização no atendimento e defesa dos interesses da criança, com vistas ao aumento da qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento integral.  Também cabe observar a inclusão, atendimento e o acompanhamento individualizado da criança na creche e na rede de educação infantil e a redução das desigualdades no acesso aos bens e serviços, além da formação e desenvolvimento da cultura de proteção aos seus direitos.

“É um período essencial para a qualidade de formação de nossas gerações futuras. Por essa razão, apresentamos o Projeto de Lei que deve servir como norte à Administração Pública, no desenvolvimento de suas políticas e ações que tenham como público-alvo a criança durante a primeira infância”, justificou o vereador.

Sair da versão mobile