Uma notícia caluniosa foi propagada nas últimas 24h, relatando que o ex-prefeito de Cajari, Bento Souza, pai do atual prefeito, Constâncio Souza (Podemos), havia sido preso pela Polícia Militar na zona rural do município.
Um vereador de oposição teria enviado a um veículo de comunicação informações distorcidas sobre o fato envolvendo o ex-prefeito Bento Souza, que acabou publicando a matéria com informações falsas, com intuito de atingir o atual prefeito Constâncio Souza.
Os fatos
Após um diálogo amistoso com a comunidade e o presidente da associação de moradores do povoado São Vicente, foi decidido que alguns trilhos que haviam sido doados pela empresa Vale para à comunidade a cerca de 8 anos seriam doados para a Prefeitura de Cajari para construção de uma ponte.
A construção da ponte iria beneficiar diretamente os povoados de São Vicente e Vila Palmeira, pois os moradores dessas localidades usam aquele acesso com frequência para pescar na região.
Houve de fato uma denúncia sobre a retirada dos trilhos do local onde estavam, um caminhão da Prefeitura iniciou a coleta dos objetos, porém a Polícia Militar chegou ao local e solicitou documentação do material. Entretanto, a comunidade e o presidente não concederam os documentos dos trilhos aos representantes do município que foram buscar, entre eles estava o ex-prefeito Bento Souza.
O presidente da Associação de Moradores do povoado São Vicente foi acionado, de prontidão ele entrou em contato com funcionários da Vale para resolver o problema, nesse meio-tempo a comunidade já havia se mobilizado para iniciar uma manifestação para liberação dos trilhos para que a prefeitura pudesse realizar a construção da ponte.
Como o presidente da Associação e funcionários da Vale não chegaram a um consenso, o senhor Bento Souza acabou desistindo de recolher o material no momento. Entretanto, assim que a parte burocrática entre Vale e a comunidade de São Vicente for sanada, a Prefeitura de Cajari deverá recolher os trilho e construir a ponte, assim, garantindo o direto de ir e vir das pessoas daquela região.
A intenção por trás da Fake News
Chama atenção, o fato da matéria vinculada sobre o assunto ser usada única e exclusivamente para caluniar e difamar os citados (o atual prefeito e seu pai), além e desinformar a população cajariense a fim de jogar a opinião pública contra o atual prefeito.
Para desmentir tamanha desinformação, o próprio presidente da Associação de Moradores de São Vicente, gravou um vídeo esclarecendo os fatos, confira:
As consequências da Fake News
Vale destacar que não houve furto, muito menos prisão, e segundo informações obtidas com exclusividade uma ação judicial por crime contra a honra será aberta contra as pessoas que deram publicidade a fake news publicada.