O plano de golpe de estado orquestrado pelo grupo de oposição liderado pelo deputado Othelino Neto (SDD) contra o governador Carlos Brandão (PSB) ainda está em curso. Em um vídeo publicado em sua conta no Instagram, o deputado deixa claro existe sim um plano para destituir o governador e que ainda está em vigor.
A afirmação se segue à declaração de Othelino sobre a entrevista concedida pela presidente Iracema Vale (PSB) ao programa Bom Dia Mirante, na manhã da sexta-feira (22nov2024). O deputado tenta jogar uma cortina de fumaça para esconder seus apoiadores e possíveis financiadores que quase culminaram no golpe de estado que visava retomar a presidência da Assembleia e posteriormente afastar o governador Carlos Brandão.
No final do vídeo, Othelino deixa um recado que, para um bom entendido, não requer muita interpretação: “Um deputado que defende os interesses do povo do Maranhão e que não tem medo de discordar de ninguém, quanto mais do novo coronel Carlos Brandão, que por hora governa o Maranhão“.
Na consepção do deputado Othelino, Carlos Brandão está no cargo por hora, ou seja, deixa claro que vem articulações obscuras e fortes no horizonte que ameaçam a sua condição de está governador.
As conversas nos corredores dos poderes na capital sugerem que o grupo de oposição está articulando uma intervenção judicial em Brasília para tentar anular a eleição da Mesa Diretora da Assembleia e pleitear o afastamento do governador Carlos Brandão e alguns agentes políticos ligados ao executivo estadual e contam com forças supremas para que isso ocorra o quanto antes.