Programa ‘Toda Mulher’ trata sobre a questão do letramento racial

|

 Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A importância do letramento racial foi abordada pelo programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (22), na TV Assembleia. A convidada foi a advogada e ex-presidente da Comissão da Verdade da Escravidão no Brasil, Margareth Argemira de Almeida, que também é membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão e coordenadora Regional da Associação Nacional da Advocacia Negra.

De acordo com especialistas, letramento racial é ser consciente sobre as relaçõe raciais, reconhecer estereótipos, questioná-los, evitar palavras que tenham um cunho racista, combater o preconceito, a discriminação e as injustiças, além de valorizar a diversidade cultural e plural da sociedade.

“A questão do letramento racial, além de ser algo político, tem também a ver com a educação antirracista, o porquê de não falar algumas palavras, que é cotidiano, muita gente cresceu ouvindo seus pais, seus avós, e, ao mesmo tempo em que eu sei que eu não devo falar, eu acho que posso continuar porque a pessoa que se sente ofendida não vai se ofender, na minha concepção, porque não é ela que sente exatamente a dor do outro, não tem como mensurar”, afirmou Margareth Argemira de Almeida.

A ex-presidente da Comissão da Verdade da Escravidão no Brasil disse que já houve avanços, mas que muito ainda precisa ser feito. “Desde 2003, a gente tem uma lei federal, que é a 10.639 e obriga as escolas a lecionarem sobre história afo brasileira, e a cultura também. Só que quando a gente vai nas escolas, o currículo que trata da questão afro brasileira africana é muito reduzido, basicamente a gente vê que tudo que fala do negro se resume à questão da escravidão. Então, como é que a gente pode mudar a mentalidade da sociedade se a gente só ensina algo que coloca o negro na posição de subalterno”, afirmou. 

Uma matéria da jornalista Milena Dutra fez a introdução ao tema e focou em esclarecer sobre falas racistas, nascidas no período do Brasil, no século XIX, em uma sociedade carregada de discriminação e preconceito contra o povo negro.

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário