Agência Assembleia
O programa Café com Notícias desta terça-feira (23) recebeu o major do Corpo de Bombeiros do Maranhão Pablo Moura Machado, que fez um balanço das ações da corporação.
O major começou falando sobre as ações que estão sendo realizadas neste mês de julho em função do período de férias. “Estamos realizando a Operação Praia Segura, que ocorre durante todo o mês de julho, período em que as crianças estão de férias e a maioria dos pais também”.
E para esse período de férias Pablo reforçou alguns cuidados que devem ser tomados ao frequentar as praias e rios, principalmente com crianças. Entre eles, ficar atento à profundidade do local, nunca ultrapassando a linha do umbigo, que é considerada uma profundidade segura.
Além disso, é necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas, já que estas levam ao aumento significativo da probabilidade de afogamento. Também é necessário evitar tomar banho em locais sinalizados com bandeiras vermelhas, pois indicam áreas de perigo, que podem conter uma maior corrente de retorno, pedras e etc.
Segundo Pablo, para este período de férias, houve aumento do efetivo do grupamento marítimo. “Nós aumentamos o efetivo nas praias para poder atender a quantidade de pessoas que aumenta também nesse período de férias. Então, estamos redobrando o efetivo.
O major falou um pouco sobre o Centro Integrado de Operações de Segurança do Corpo de Bombeiros, que dispõem de câmeras de videomonitoramento, as quais fazem o monitoramento da orla marítima. As câmeras têm capacidade de zoom de até 1km, podendo identificar atividade suspeitas até dentro da água. Drones também têm sido utilizados nesse trabalho de monitoramento.
Pablo Moura também deu dicas de cuidados que as pessoas devem ter em casa e, principalmente, se houver crianças durante esse período. Uma dica: ao sair de casa, retirar todos os aparelhos elétricos da tomada e, em caso de viagens, desligar também os disjuntores.
Outra dica que deve ser seguida, em qualquer período, é estar atento à validade do registro e da mangueira do botijão de gás, realizando a troca a cada cinco anos após a data de fabricação ou se identificado algum defeito. As panelas de pressão são outro item que merecem atenção redobrada, pois é precisar fazer manutenção regularmente.
As queimadas, recorrentes nesse período de seca, também foram abordadas pelo major Pablo, que reforçou a importância de não realizar a limpeza de terrenos com o uso do fogo, evitar jogar pontas de cigarros na vegetação seca ou qualquer outro objeto que possa ocasionar incêndio.