Ícone do site Blog Joerdson Rodrigues

‘Café com Notícias’ destaca pesquisa do IBGE que aponta encolhimento da população do MA

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O assunto do programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (26), na TV Assembleia, foram os resultados de pesquisa sobre crescimento populacional do país, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A apresentadora e jornalista Elda Borges conversou com o tecnologista em Informações do IBGE,.

Entre os resultados obtidos, está a projeção de encolhimento acelerado da população, processo que já era esperado, mas não tão rápido. E esse encolhimento terá impacto direto no Maranhão.

“O IBGE foi a campo em 2022 para realizar o Censo Demográfico e constatou que algumas unidades da Federação, como o Maranhão, teve um comportamento, uma dinâmica demográfica mais frágil do que outras unidades. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2022, a população do Maranhão, de acordo com os resultados dessa jornada censitária, cresceu ao ano 0,25% bem abaixo da média do Brasil que foi de 0,52 ao ano, e muito diferente do que aconteceu entre 2000 e 2010, quando o Brasil cresceu ao ano 1,18 e o Maranhão, 1,54”, explicou Reinaldo Ribeiro.

E segundo o tecnologista em Informações do IBGE, como base nesse estudo de projeção de população, o Maranhão começará o processo de diminuição da sua população no ano de 2034. Segundo os números, o estado sairá dos atuais 6.998.087 de habitantes (referente a 2022) para 7.048.055 em 2033. Apenas três outras unidades da Federação começarão esse processo de encolhimento antes do Maranhão: Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Reinaldo Ribeiro explicou, ainda, que fatores como a economia, atrelada ao fluxo migratório negativo do estado, pode ter levado à antecipação desse processo no Maranhão.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Sair da versão mobile