‘Café com Notícias’ aborda a redução do analfabetismo no Maranhão

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

O Maranhão reduziu em 5% o analfatismo, de acordo com dados do IBGE, e o percentual é considerado um grande avanço. A coordenadora do programa Maranhão Alfabetizado, Berenice Gomes, falou sobre o trabalho realizado para alcançar esse objetivo no ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (24).

“Isso é muito importante, é significativo. Nós sabemos que alfabetizar é uma questão complexa”, afirmou.

A gestora destacou que essa redução, que no Brasil foi de 6%, é resultado de um trabalho conjunto. “Nós temos que considerar que existem vários indicadores e programas que foram implementados no Maranhão, como o que tem a participação dos Estados, Municípios, do governo federal, que é o Pacto pela Aprendizagem”, reforçou ela, lembrando que o pacto federativo envolve todos os entes e costura compromissos e responsabilidades conjuntas voltadas ao ensino fundamental.

A partir desses resultados positivos alcançados pelo estado, Berenice Gomes afirmou que haverá reformulações nas ações, caso do Maranhão Alfabetizado. “Nós vamos reorientar o programa. O secretário Felipe Camarão (PT) e o próprio governador Carlos Brandão (PSB) já determinaram que nós precisamos fazer alguns ajustes”, declarou, citando que será realizado, por exemplo, um trabalho de busca nos municípios que, por algum motivo, não aderiram ao programa.

Berenice Gomes destacou o calendário da iniciativa que, agora, está em fase de seleção dos alfabetizadores nos 20 municípios que serão atingidos na estratégia definida para este ano. “Essa seleção vai até o dia 26 de maio. Depois, nós vamos fazer a formação dos alfabetizadores selecionados”, detalhou ela, informando que as pessoas já estão sendo mobilizadas pelos articuladores nos municípios para o início das aulas e que o programa trabalha com um ciclo de 6 meses.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário