Blog Joerdson Rodrigues

No mês da consciência negra, Instituto lança exposição digital quilombola

O portal reúne fotografias que retratam culturas, lutas e modos de vida de comunidades quilombolas de diferentes regiões do Brasil.

No dia 12 de novembro, o Instituto Quilombola do Maranhão (IQM) lança sua primeira exposição digital. Com o tema “Quilombo curte Quilombo”, o portal apresentará o cotidiano, a cultura e as lutas quilombolas por meio de fotografias que buscam sensibilizar e engajar as comunidades no fortalecimento de sua cultura. Embora seja voltado, principalmente, para movimentos quilombolas, o portal também é um espaço para a sociedade conhecer melhor a vida desses povos, que ganharão destaque no mês da consciência negra.

A plataforma, com obras de diferentes regiões do país, pode ser acessada por meio do endereço: www.institutoquilombolama.com.br. As imagens são de arquivo próprio e doadas por parceiros – movimentos sociais, organizações da sociedade civil e fotógrafos – que serão identificados nas legendas. Quem tiver interesse em fazer doação de imagens ou obter mais informações pode entrar em contato pelo instagram do Instituto @institutoquilombolama ou pelo email: institutoquilombolama@gmail.com.

A exposição é parte da preparação de uma campanha de comunicação que o Instituto Quilombola está planejando para o ano de 2025. Com o mesmo mote da exposição – “Quilombo curte Quilombo”, a campanha tem o intuito de mobilizar e engajar movimentos, organizações, comunidades tradicionais e sociedade para a temática, fortalecendo a pauta quilombola e mostrando como esses povos são parte fundamental da história e da riqueza cultural, social e política do Brasil.

Exposição é parte de formação em comunicação popular

O projeto é resultado do curso “Promoção de Saberes em Comunicação Estratégica – Prosas”, uma iniciativa do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). Com o objetivo de fortalecer a comunicação comunitária de 25 organizações da sociedade civil no Cerrado e na Caatinga, o Prosas inclui em seu programa didático atividades práticas e projetos que permitem aos participantes aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que contribuem para a comunicação das pautas e temas de suas organizações. Saiba mais em: ispn.org.br

Sair da versão mobile