Com a vitória de Rildo Amaral (PP) em Imperatriz no segundo turno, encerra-se mais um ciclo político em 2024, consolidando o governador Carlos Brandão (PSB) como o maior líder político do Maranhão e o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, como o maior articulador político do estado.
A vitória em Imperatriz reforça o poder político do grupo liderado por Carlos Brandão, que sai das urnas com seu alicerce revigorado e solidificado, além de robusto e articulado. Com o pleito de 2024 finalizado, Brandão tem a faca e o queijo na mão para dar a palavra final sobre quem o sucederá, além de contar com uma carta na manga, o presidente do MDB, Marcus Brandão, que coordenou com maestria as articulações dos grandes corrais eleitorais e demonstrou ser o gigante dos bastidores e articulações após ter êxito na missão.
Os próximos passos devem ser a definição das chapas majoritárias de governo e senado, onde já existem nomes cotados para receber as bençãos do líder maior, Carlos Brandão. No entanto, é cedo para realizar especulações sobre possíveis nomes que devem encabeçar a chapa de governador e vice, assim como os indicados do governo ao senado.
O grande ponto a se observar é que Brandão saiu das eleições municipais como o maior líder político do estado, tendo carta branca para fazer sua sucessão com tranquilidade e assegurar as duas cadeiras no senado ao seu grupo político.