A renúncia de Arquimedes Bacelar, atual prefeito do município de Afonso Cunha, vai além dos problemas pessoais que ele narrou na Câmara Municipal na sexta-feira (8 de novembro de 2024). Segundo informações obtidas pelo blog, vindas daquela cidade, a renúncia faz parte de um projeto de retorno precoce ao comando do executivo municipal sem ter muita dor de cabeça.
A trama seria a seguinte: com a renúncia, o atual vice-prefeito, eleito em outubro, assume a prefeitura desde agora e assume em janeiro o que será seu segundo mandato. Assim, em 2028, não poderá concorrer à reeleição, pois se trata de um terceiro mandato. Isso significa que Arquimedes poderá retornar tranquilamente para ser o candidato do grupo na próxima eleição, uma vez que o atual prefeito não poderá concorrer.
Portanto, a renúncia de Arquimedes pode ser apenas uma trama bem bolada para que o atual vice receba a responsabilidade do cargo como prefeito e, após, assume seu segundo mandato em janeiro, fique sem ter direito de disputar a um terceiro mandato.
Uma solução simples seria a renúncia de Pedro do cargo de vice e deixar o presidente da Câmara assumir a prefeitura até dia 1º de janeiro, mas agora é esperar para acompanhar os próximos episódios dessa novela. Veja o discurso de renúncia do prefeito abaixo: