Ícone do site Blog Joerdson Rodrigues

Vereador Elizeu de Tantan alerta sobre cancelamento de carteiras de pescadores e prejuízos previdenciários

Vereador Elizeu de Tantan

O vereador Elizeu de Tantan usou a tribuna da Câmara Municipal de Pinheiro para emitir um alerta crucial em defesa dos pescadores da região. O foco do pronunciamento foi o recente cancelamento de diversas carteiras de pescador (CEAP), uma medida que, segundo o parlamentar, gera sérios prejuízos sociais e previdenciários para os trabalhadores.

Em um município que tem na pesca e na agricultura suas principais fontes de renda, o cancelamento das carteiras tem um impacto direto e imediato na vida das famílias. O vereador destacou que a perda da carteira impede o cidadão de acessar direitos sociais e benefícios essenciais, como o salário-maternidade, o auxílio-doença e, crucialmente, a aposentadoria por idade (a partir de 55 anos para mulheres e 60 para homens).

“Muita gente ficou sem entender. Pessoas que já vinham recebendo benefícios há muito tempo, que já tinham recebido até cinco ou seis parcelas, tiveram suas carteiras canceladas”, explicou o vereador.

Elizeu de Tantan ressaltou que, diante dessa situação, a união de forças é o caminho. Ele enfatizou a importância das associações, sindicatos e colônias de pescadores em Pinheiro e municípios adjacentes para buscar soluções junto ao governo.

O vereador fez um reconhecimento ao presidente do sindicato da categoria, que tem atuado de forma ativa, recorrendo e fazendo as correções necessárias para tentar salvar as carteiras prejudicadas. O parlamentar mencionou que, embora o cancelamento da carteira seja uma emissão do Governo do Estado (através da CAF), a saída no momento é o trabalho de recurso e correção dos dados.

Elizeu de Tantan finalizou parabenizando a atuação em conjunto na defesa desses trabalhadores essenciais para a economia local. “A saída que nós temos é recorrer, como V. Exª está fazendo lá com sua equipe, fazendo a correção,” concluiu, reiterando o compromisso com os pescadores de Pinheiro.

Sair da versão mobile