Ícone do site Blog Joerdson Rodrigues

Em áudios, Presidente do Sindicato dos Servidores de Tuntum chama prefeito Fernando Pessoa de irresponsável e revela esquema de desvio de recursos da previdência

fernando pessoa

Prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa

Em áudios publicados em grupo de WhatsApp, o presidente do sindicato dos servidores públicos do município de Tuntum revelou o que muitos já suspeitavam, mas ninguém tinha coragem de falar em voz alta: o prefeito está deixando de informar o vínculo dos servidores e deixando de repassar as contribuições previdenciárias à Receita Federal, embolsando os recursos para gastá-los onde bem entende.

A prova é que a Prefeitura não está disponibilizando os informes de rendimento do ano de 2025 para quem está buscando, e não disponibiliza porque não existe esse informe, os servidores foram omitidos.

https://joerdsonrodrigues.com.br/wp-content/uploads/2026/03/WhatsApp-Audio-2026-03-25-at-19.30.58.mp3
https://joerdsonrodrigues.com.br/wp-content/uploads/2026/03/WhatsApp-Audio-2026-03-25-at-19.30.58-1-1.mp3

Entenda como o esquema funciona na prática:

Todo mês, o servidor público tem sua contribuição previdenciária descontada diretamente no contracheque. Esse dinheiro não pertence à prefeitura, ele é dos trabalhadores. A prefeitura é apenas uma intermediária obrigada por lei a repassá-lo ao INSS.

Mas, segundo a denúncia do presidente do sindicato, esse repasse simplesmente não está sendo feito. O dinheiro entra no caixa da prefeitura, e de lá… some. Vai para outros fins.

E ainda há mais: além de não repassar o que desconta dos trabalhadores, a prefeitura também está deixando de cumprir sua obrigação como empregadora — o repasse da parte patronal, a contrapartida que a administração pública deve à Previdência pelo vínculo de cada servidor. Dois crimes pelo preço de um.

Aqueles que tiveram suas contribuições retidas mas não repassadas correm o risco real de ver seu tempo de contribuição não reconhecido pela Previdência, comprometendo benefícios futuros como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte.

A pergunta que fica é: pra onde vai esse dinheiro desviado da aposentadoria dos servidores?

Sair da versão mobile