Recebemos denúncia que a Prefeitura de Peri Mirim não está oferecendo o transporte escolar regularmente para alunos que estudam na cidade de Pinheiro nos períodos matutino e vespertino, a maioria universitários da UFMA, UEMA, IFMA e de outras instituições privadas.
Como o município não existe polos nem anexos dessas instituições e muito menos quaisquer instituições públicas ou privadas de ensino superior, os jovens perimirienses tem que se deslocar até a cidade vizinha de Pinheiro para dar continuidade aos estudos, e assim, buscar uma colocação no mercado de trabalho.
O deslocamento por conta própria até o município vizinho é cara e está fora do orçamento de muitos estudantes que necessitam do transporte público para chegarem aos seus destinos. A Má gestão de Heliezer Soares (PCdoB), além de já vim prejudicando alunos do fundamental, agora afeta quem já traçou seu futuro e já iniciou sua vida acadêmica buscando uma graduação.
Os problemas já diagnosticados e tidos como crônicos enfrentados pelos usuários do transporte escolar vão da falta de combustível até a falta de motorista. Os alunos gritam por socorro, e fica aqui o apelo aos vereadores para buscarem junto ao prefeito uma solução definitiva para os problemas que já afetam o desempenho e aprendizado de muitos, podendo trazer prejuízos definitivos na vida profissional desses jovens.
O projeto foi apresentado pelo vereador Pablo Gomes (PDT) que até o momento não se manifestou em defesa dos jovens, assim como os vereadores da base governista, que se omitem sobre o tema e não emitiram qualquer nota de apoio ou um posicionamento de cobrança do prefeito.
A falta de interesse do prefeito em solucionar os problemas e em silenciar diante deles já fez com que a Câmara discutisse e aprovasse um projeto para garantir o transporte aos alunos, entretanto, até o momento os problemas só se agravam e novas denúncias aparecem a cada dia.