Sob a consciência política e os princípios do ideal altaneiro de uma instituição de ensino superior, escrevemos estas reflexões com o dever de produzir diálogo para este momento. Trata-se de esclarecimentos à comunidade universitária, necessários a todos, principalmente àqueles que estão envolvidos no processo eleitoral para a escolha dos próximos dirigentes da Universidade Federal do Maranhão.
O imperativo desta carta se dá pela travessia histórica a que temos sido submetidos, em vista das profundas crises sociais dos últimos anos. No movimento de avançar e de, infelizmente, ter vivido um retrocesso, conhecer a complexidade institucional que se expandiu em todos os âmbitos, principalmente no tecnológico, é só um degrau para continuarmos rumo ao desenvolvimento já conquistado nas três gestões Natalino Salgado. Os outros, para serem galgados, exigirão muito mais do que óbvios reparos.
Estamos falando de conhecimento para tomar decisões: isso é mais do que a vontade de ser reitor ou reitora de uma universidade. Desta Universidade, em específico. Muito mais do que observar uma parede a ser rebocada, é preciso ter competência para tomar decisões, principalmente nos tempos em que somos desafiados por novas políticas e por um novo normal.
Sob a relevância dessas premissas, apoiamos incondicionalmente a candidatura do ilustre Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva neste momento de sucessão. Porque, também na vida acadêmica, é preciso ter sabedoria para lidar com as sutilezas da gestão, ter visão para enxergar além do óbvio e coragem para enfrentar as surpresas geralmente adversas.
E essas nuances vêm de trabalho e de resultados incontestáveis para aqueles que, assim como o Professor Fernando
Carvalho, provam que não desperdiçaram o tempo que tiveram para suas realizações. E falamos do tempo sob a metáfora de ouro em pó. Desperdiçado, jamais chegará a ser joia que guarda o essencial para a sociedade, como a UFMA, imprescindível ao desenvolvimento do Maranhão.
Eis o princípio que vale ouro para uma universidade ser rara.
Eis o motivo deste apoio e desta indicação a que procedemos com todo o critério que a responsabilidade com esta instituição nos conduz.
Por isso conclamamos a todos — docentes, discentes e técnicos — a abraçarem esta causa em favor do futuro da
Universidade Federal do Maranhão. Juntos, continuaremos a construir um legado ainda mais grandioso, honrando cada trabalho desenvolvido e impulsionando a Universidade Federal do Maranhão a patamares ainda mais elevados.
Com as melhores expectativas para a resposta a esta carta na consulta prévia do próximo 18 de julho de 2023, conduziremos o processo de sucessão.
Natalino Salgado – Reitor
Marcos Fábio Belo Matos – Vice-Reitor