A morte do empresário e agiota Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, no dia 14 de junho, causou um grande impacto negativo no setor político do Maranhão. Pacovan era um dos principais financiadores de campanhas políticas no estado, e sua morte levou a uma crise financeira para muitos políticos que buscavam seus mandatos de prefeitos e vereadores em outubro.
Pacovan era conhecido por ser um dos principais “investidores” de campanhas políticas no estado, e muitos políticos contavam com seu apoio financeiro para fazer o fechamento das suas respectivas campanhas. Com sua morte, esses políticos agora precisam encontrar outros meios de financiar suas campanhas, o que é um mega desafio.
Além disso, a morte de Pacovan também trouxe alívio para aqueles que tinham dívidas com ele. Essas pessoas agora não precisam mais se preocupar com a possibilidade de não poder pagar suas dívidas, pois elas foram enterradas com seu credor.
No entanto, a partida precoce de Pacovan também pode ter um efeito negativo aos postulantes ao cargo de prefeito e vereadoes, pois sem o apoio financeiro de Pacovan, muitos políticos deverão ter dificuldade para financiar suas campanhas e fazer o devido fechamento.
Para preencher o vácuo deixado por Pacovan, outros “investidores” deverão surgir, entretanto, isso pode demorar um pouco, pois é difícil encontrar alguém com a mesma força e influência que Pacovan.
Até lá, pequenos empresários estão tentando ‘ajudar’ seus parceiros a financiar suas campanhas. A morte de Pacovan causou um impacto inimaginável ao setor político maranhense e demostrando a falta que o dinheiro faz na busca pelo poder político no estado.