Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
Com o objetivo de desenvolver competências governamentais em líderes, a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo do Maranhão (Elema), iniciou, nesta terça-feira (13), o curso Liderança e Gestão de Pessoas na Prática. As aulas, que ocorrem no Plenarinho, seguem até quinta-feira (15), a partir das 14h.
O curso abrange tanto servidores da Casa como público externo que atua diretamente na área de liderança e gestão de equipes. “Esta capacitação estava sendo muito esperada pelos servidores e público externo. Assim, oportunizamos a formação à sociedade de modo geral, já que é um curso que tem um retorno muito bom”, explicou o coordenador pedagógico da Elema, Efraim Soares.
Entre os objetivos da capacitação estão preparar líderes para desempenhar funções de gestão eficaz, promovendo o desenvolvimento de equipes de alto desempenho e a implantação de práticas de liderança modernas; capacitar líderes para enfrentar desafios complexos, aplicar técnicas modernas de gestão para otimização de processos e melhorias, entre outros.
As aulas estão sendo ministradas pela chefe de Gabinete da Diretoria-Geral da Assembleia, Teresa Gomes, que acumula mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento, com passagem por instituições públicas e empresas privadas.
“Nós utilizamos dois pressupostos nesse treinamento. Primeiro, é fazer que as lideranças aqui presentes e também os liderados possam entender de gente. E, depois, como colocar as pessoas certas nos lugares certos. E, dessa forma, eles vão poder extrair todas as habilidades e aptidões dos colaboradores, de forma que eles possam fazer uma entrega muito melhor, gerando mais produtividade, satisfação do colaborador e, com isso, melhorando o clima da organização”, destacou Teresa Gomes.
Para Larissa Leitão Pereira Reis, estagiária da Assembleia, a capacitação é uma oportunidade a mais de aprendizado. “Como eu sou estudante e vou começar a me inscrever em vagas no mercado de trabalho, acredito que a gente precisa ter uma certa experiência em liderança para exercer nossos projetos”, observou.