Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
Nessa terça-feira (29) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), e para saber sobre cuidados para prevenir a doença, o programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu o médico neurologista Marcone Moreno.
De acordo com levantamento feito a partir de atestados de óbitos, mais de 50 mil pessoas morreram por AVC no Brasil, até o mês de agosto deste ano. Ao falar sobre os números, o médico Marcone Moreno destacou que, além dos fatores genéticos, o sedentarismo, o tabagismo e o consumo exagerado de álcool têm grande influência sobre a ocorrência da doença.
“Não é possível mudar a genética, mas é possível mudar hábitos que são de alto risco para o AVC, então, cerca de 90% dos acidentes vasculares são evitáveis”, alertou.
Outro ponto destacado pelo especialista diz respeito ao ambiente social, que, segundo ele, interfere na qualidade de vida das pessoas. “A rotina corrida, às vezes a dupla jornada, acabam impedindo, por exemplo, a prática de atividades físicas, uma alimentação adequada. O estresse e a ansiedade fazem com que não se tenha um sono de qualidade,” explicou.
Quanto aos sinais de alerta, Marcone Moreno destacou ocorrerem de forma súbita. “De repente, a pessoa pode perder a força em um dos lados do corpo, a boca entorta, dificultando a fala, pode acontecer também a perda de parte da visão”, enumerou.
O médico destacou que, assim que for detectado qualquer sinal, a pessoa deve ser levada imediatamente para o atendimento médico. “Os AVCs devem ser tratados nas primeiras quatro horas e meia do início desses sintomas, passando de prazo o paciente não pode mais ser tratado de forma medicamentosa, então, é uma corrida contra o tempo”, frisou.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).