A troca do comando do PL Mulher na cúpula do Maranhão é o início de um movimento que deve acontecer em todo Brasil. No Maranhão, a ala do partido é comandado pela deputada federal Detinha, esposa do também deputado federal Josimar Maranhãozinho há anos. A legenda, que vem se moldando com o bolsonarismo e buscando sua identidade como uma ala de direita na política brasileira, tenta se reinventar no Maranhão e, para isso, passou o comando do PL Mulher para a vereadora recém eleita, Flávia Berthier.
Flávia recebeu o comando do PL Mulher das mãos da ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michele Bolsonaro. O ato foi publicado em um vídeo nesta quarta-feira e pegou muita gente de surpresa. O titular do blog realizou alguns levantamentos para mostrar por que Berthier conseguiu o comando do PL Mulher. Confira:
- Berthier, a Bolsonarista do Maranhão – Ela nunca escondeu sua admiração pelo ex-presidente, deixando claro que é uma apoiadora de Bolsonaro. Participou e contribuiu para muitos eventos em apoio ao ex-presidente no estado;
- Pautas e ideologia – Ela, ao contrário da maioria absoluta que estão filiados ao partido, se identifica, defende e prega as pautas e ideologias de direita, sendo uma das vozes da direita mais ativas e influentes no estado;
- Fidelidade – Berthier se mantém fiel ao seu campo político, mantendo sua postura e ideias sempre afiadas na ala da direita, mesmo sendo mulher, não se vitimiza e usa isso para ser apontada como sexo frágil;
- Identidade – Apesar de morar em um estado onde a grande marioria se identifica com pautas de esquerda e conviver com várias pessoas de espectros políticos opostos, Berthier se mantém firme com suas batalhas, dialogando com todas as alas.
Uma reflexão que podemos fazer sobre o PL Maranhão, no comando do deputado Josimar Maranhãozinho, é que a legenda é um dos menos produtivos para o projeto da Direita no Brasil. Isso porque os representantes do partido no estado se preocupam exclusivamente com suas campanhas e suas trajetórias políticas e não com ideologias partidárias. No Maranhão, não existe um PL de direita, tanto que todos os representantes do partido no estado fazem questão de ocultar que são de direita e/ou apoiadores do ex-presidente Bolsonaro em suas falas, projetos e palanques.
Josimar Maranhãozinho e seus aliados não levantam a bandeira da Direita, do conservadorismo e das pautas defendidas pela ala. Muito pelo contrário, o Moral da Br e aliados são focados exclusivamente em seus projetos de perpetuação de poder.
A escolha de Flávia Berthier para o comando do PL Mulher no Maranhão pode-se afirmar que é o início do fim do Moral da Br no comando da legenda. Informações obtidas pelo blog apontam que Josimar estaria em busca de um partido para chamar de seu. Josimar e companhia nunca foram defensores da Direita, das pautas defendidas por ela.
A escolha de Berthier para comandar o PL Mulher no estado poderá dar uma nova repaginada na legenda no estado. O certo é que o anúncio desta quarta-feira movimentou a política local, onde várias personalidades do PL Maranhão deixaram suas mensagens de apoio à ex-presidente do PL Mulher local, deputada federal Detinha.