Com uma vitória esmagadora sobre os adversários nas eleições de outubro, e que repercutiu em todo Maranhão, Eduardo Braide (PSD), é visto como carta na manga para grupo dinista retomar o comando do Palácio dos Leões em 2026.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, poderá contar com o apoio do grupo político do ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, nas eleições de 2026. Segundo fontes ligadas ao Palácio de La Ravardière e ouvidas pelo blog, Braide já teria conversado com Flávio Dino sobre a possibilidade de uma aliança e construção de um grupo competitivo para derrotar o grupo governista liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB).
Os diálogos e alinhamentos entre os líderes da oposição ao governo Brandão já estariam avançados desde início de outubro no pós reeleição do prefeito da capital. Eduardo Braide teria conversado com o ministro Flávio Dino sobre a eleição da Mesa Diretora da Alema e a construção de um grupo competitivo para 2026, onde ele seria o cabeça de chapa.
A reunião entre Braide, Othelino Neto (deputado estadual) e Ana Paula Lobato (senadora) foi apresentada como uma visita institucional, mas é vista como uma maneira de formalizar o diálogo entre o grupo de de remacescentes do ministro Flávio Dino e o prefeito Braide.
Ainda é muito cedo para fazer algumas afirmações, porém os diálogos e a estruturação de um grupo de oposição de peso pode estar surgindo no horizonte, e o prefeito Eduardo Braide caso aceite o desafio ainda terá que dialogar com muita gente, entre elas um certo crustácio que busca a sucessão natural do comando do Palácio dos Leões.