O município de Peri Mirim, distante a 95 km de São Luis, via MA-106 e ferryboat, teve um aumento bombástico nos casos de Covid-19 em menos de uma semana. O aumento foi de 1.362,5%, segundo dados do boletim epidemiológico publicado no último dia 15 de janeiro, o município contava com apenas 16 casos ativos, já na última quinta-feira (20), o boletim apontou 218 casos ativos.
Histórico
No Último dia 14 de janeiro a prefeitura de Peri Mirim baixou o decreto de n.º 035, que estabeleceu medidas de prevenção e contenção da pandemia e do surto gripal que acometeu o município.
Naquela mesma sexta-feira, noticiamos aqui em primeira mão, que cerca de 800 doses de vacina contra a Covid-19 haviam vencido no posto de saúde do bairro Portinho. A uma das justificativas não oficiais usada para explicar o episódio é a baixa adesão da vacinação contra a Covid-19 pela população local.
Mesmo com decreto, naquele fim de semana houveram muitas festas onde centenas de pessoas descumpriram às medidas estabelecidas, causando diversas aglomerações na zona rural e na sede do município.
No dia 19, a prefeitura deu início a testagem em massa de pessoas com síndromes gripais nos seguintes pontos: escola Cecilia Botão, UBS Sibele Penha e Posto de saúde das Três Marias. Desse modo, os casos foram se multiplicando e no último boletim publicado no dia 20 veio a bomba, Peri Mirim registrou 218 casos, um aumento de 1.362,5% em relação a dia 15.
Recebemos informações que algumas das pessoas flagradas em uma festa com um vereador do município no final de semana passado, testaram positivos para Covid-19.
Estamos com Instagram novo, por gentileza nos ajude e nos siga clicando aqui ou entrando la pesquisar e seguir @blogjoerdsonrodrigues