A adesão da vacinação nos municípios de Pedro do Rosário, Conceição do Lago-Açu, Penalva e Santa Helena é preocupante, segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de vacinados desses locais com duas doses está em menos de 50%.
Dessa forma, ainda existem muitas pessoas que ainda não completaram o esquema vacina, além daqueles que ainda não tomaram a primeira dose. O Ministério da Saúde alerta que a maioria dos casos graves e hospitalizações, ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
O Ministério da Saúde não tem deixado, faltarem imunizantes aos estados e municípios, ele tem enviado lotes de imunizantes frequentemente, assim, há doses suficientes para todos. Atualmente, pessoas acima de 18 anos podem tomar doses dos imunizantes da Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Jansen (que é dose única).
Quem tomou a segunda dose, há mais de quatro meses, deve procurar os postos para a aplicação da dose de reforço. A estratégia ajuda a manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a Covid-19.