Além do presidente da Comissão, Francisco Nagib, a reunião contou com a presença dos deputados Florêncio Neto, Dra. Vivianne e Júlio Mendonça
Os parlamentares integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa participaram, na manhã desta quinta-feira (11), de uma reunião ampliada com técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) para debater a realidade socioeconômica e potencialidades do setor primário do Maranhão.
Ao abrir a reunião, realizada na Sala das Comissões da Alema, o presidente da Comissão, Francisco Nagib (PSB), destacou a importância de a Assembleia Legislativa aprofundar discussões sobre a realidade e as potencialidades da economia do estado.
Além do presidente, Francisco Nagib, a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos contou com a presença dos deputados Florêncio Neto (PSB), Dra. Vivianne (PDT) e Júlio Mendonça (PCdoB).
Durante a reunião, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho, fez uma explanação sobre dados econômicos, sociais e ambientais do Maranhão, frisando que o objetivo institucional do Imesc é auxiliar a área de planejamento, por meio da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, assim como manter o sistema de informação e cartografia.
O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho apresentou, também, dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e vínculos formais no setor primário, maranhense, entre outras temáticas.
“Apresentamos para os membros da Comissão um panorama do estado do Maranhão com o intuito de fazer com que os deputados possam trabalhar essa temática com o objetivo de produzir um desenvolvimento socioespacial do território. É assim que pretendemos contribuir nas discussões que estão acontecendo aqui na Assembleia”, enfatizou Dionatan Carvalho.
Detalhamento
O presidente da Comissão, Francisco Nagib, falou sobre a importância dos temas discutidos e frisou que a reunião desta quinta-feira serviu para o detalhamento das informações fornecidas no encontro anterior.
“Como vimos aqui, o Maranhão é um estado muito rico e plural. É importante conhecermos as potencialidades do nosso estado para que seja possível abrir mais oportunidades, para que aquilo que nós produzimos no setor primário seja industrializado e consumido dentro do estado”, assinalou.
O encontro, realizado nesta quinta-feira, contou também com a presença do diretor de Estudos e Pesquisas, Rafael Silva, e do diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos, José de Ribamar Carvalho.