Participaram o diretor do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Marcelo Soares; a coordenadora de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade Laboro, Janete Valois; e o médico psiquiatra Hamilton Raposo.
O direito à saúde mental e as políticas públicas desenvolvidas no setor foram o foco do programa ‘Contraplano’, que foi ao ar nesta terça-feira (11), na TV Assembleia. Os convidados foram o diretor do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Marcelo Soares; a coordenadora de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade Laboro, Janete Valois; e o médico psiquiatra Hamilton Raposo.
O aumento da preocupação com a saúde mental foi destacada por Marcelo Soares, que trabalha na área há mais de 20 anos. Segundo ele, a visão acerca do termo saúde mental mudou através dos tempos e, hoje, é encarado a partir de tudo aquilo que é positivo e usado para uma vivência mais tranquila.
A pandemia de Covid-19, segundo o diretor do CAPs, trouxe o medo da morte e intensificou o problema. “Ficou uma fratura exposta, mas essa fratura já era antiga. As pessoas sofrem, adoecem e escondem, muitas das vezes, esse processos. Medo de transmitir suas fragilidades na comunidade”, assinalou Marcelo Soares.
Janete Valois observou que a doença mental sempre esteve presente na história da humanidade. Mas, hoje se percebe que as pessoas estão adoecendo mais. Segundo ela, a própria evolução do ser humano contribui para isso, porque antes havia a luta pela sobrevivência, que era real, e, na atualidade, muitos problemas não são concretos, sob o ponto de vista da subsistência.
“Quando eu não tenho um inimigo real, concreto, para combater na força física, isso vai para a mente”, declarou, afirmando que hoje as problemáticas têm mais origens nas relações interpessoais.
O psiquiatra Hamilton Raposo ressaltou que a saúde mental tem por base o equilíbrio dos pilares biológico, psicológico e social. “Quando um desses pilares desequilibra, a forma do corpo se expressar é pelo adoecimento”, disse.
E complementou: “Você não vai encontrar ninguém que esteja passando fome, desempregado, que tenha uma saúde mental boa”.
Ações
Janete Valois reforçou que o problema, hoje, é de saúde pública e que a busca pela cura deve ser coletiva também, a partir de ações planejadas. “Exige que os governos, nas três esferas de gestão, se empenhem para esse processo porque é a sociedade que está adoecida”, enfatizou.
Marcelo Soares assinalou, ainda, que não adianta se pensar em política pública se não se promover o financiamento de uma rede estruturada, com espaços adequados, profissionais especializados e medicação necessária.
O programa ‘Contraplano’ é apresentado pelo jornalista Fábio Cabral e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).