A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (25), no Plenário Nagib Haickel, em celebração ao Dia da Reforma Protestante, movimento liderado por Martinho Lutero no século XVI e considerado um marco na história do Cristianismo. O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de outubro, data que marca o ato da afixação das 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 1917.
O ato solene foi presidido pela deputada Mical Damasceno (PSD), autora do requerimento de proposição do evento, e contou com a presença de lideranças de diversas denominações religiosas e dos vários segmentos evangélicos no Maranhão.
O secretário extraordinário de Representação Social (SRS), pastor Rodrigo Arrais, representou o governador Carlos Brandão (PSB) na cerimônia, que contou com a presença, dentre outras autoridades, do desembargador Samuel Batista de Souza, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Importância
Em seu pronunciamento, a deputada MIcal afirmou que essa é uma data memorável para todos os cristãos. “Há 506 anos, Martinho Lutero foi o líder desse movimento ao defender as 95 teses, acreditando que a salvação é pela fé e não por obras. Hoje, estamos aqui reunidos para dizer que continuamos com o mesmo pensamento e exaltando o nome do Senhor”, enfatizou.
O secretário Rodrigo Arrais ressaltou a importância do evento histórico. “Até hoje, a Reforma Protestante tem desdobramentos nas nossas vidas e na nossa nação. Os evangélicos correspondem a 20% de toda a população brasileira, com todas as pesquisas indicando que a tendência é de crescimento”, acentuou.
O desembargador Samuel Sousa enfatizou o sentido de se comemorar o Dia da Reforma Protestante. “É um momento auspicioso porque serve para despertar a nossa consciência no sentido de valorizarmos os princípios cristãos, éticos e morais
“Um ponto alto da Reforma Protestante, que merece destaque, é o referente aos cultos públicos passarem a ser ministrados na língua do povo. Ou seja, deixaram de ser em latim e, na época, passaram a ser em alemão, a língua corrente, e a bíblia passou a ser traduzia do latim para o alemão e do alemão para todas as línguas”, salientou.
O pastor adventista Moraes Júnior disse que não se pode deixar morrer essa memória. “Essa iniciativa é muito feliz e muito positiva. Parabenizo a Assembleia Legislativa por promover este evento”, frisou.
Mesa
O dispositivo de honra da cerimônia foi constituído, dentre outros, pela deputada Mical Damasceno, pelo presidente da Comunidade e Vida, Pastor Mário Porto; pelo presidente da Assembleia de Deus Fogo Santo, pastor Eudes Raulino; pelo desembargador Samuel Batista de Souza; pelo secretário de Estado Extraordinário de Representação Social (SRS), pastor Rodrigo Arrais; pelo presidente do Conselho Estadual de Assembleias de Deus do Maranhão (Ceadema); pelo primeiro vice-presidente do Ceadema e presidente da Assembleia de Deus de Santa Inês, pastor Rayfran Batista; pelo representante das Igrejas Adventistas do Maranhão, pastor Moraes Júnior e pelo presidente do Ministério Ágape, apóstolo José de Jesus.