Microempreendedor fala sobre produção de café a partir de caroço de açaí

|

O programa Café com Notícias desta quinta-feira (28) recebeu o microempreendedor Celso Valois, responsável pelo Coffessaí, primeiro café do Maranhão feito a partir do caroço de açaí. 

Segundo Celso, a ideia de produzir o Coffessaí surgiu inspirada em uma reportagem sobre o produto e contou com o apoio técnico do Sebrae. Atualmente, parte do processo de produção é realizado na cidade de Humberto de Campos. O produto é embalado e comercializado em São Luís.

“O processo começou inicialmente em São Luís, mas por orientação do Sebrae levamos para Humberto de Campos, no povoado Rampa. Lá, os caroços são selecionados e torrados na casa de forno. Depois disso, o produto é moído e trazido para São Luís para envasamento”, explica Celso. 

O empreendedor explicou, ainda, que o café de açaí se trata, na verdade, de um chá do caroço da iguaria, servindo como opção para aqueles que não podem consumir a tradicional cafeína, mas não abrem mão de um bom cafezinho. Além disso, o produto é rico em nutrientes e antioxidantes. Quanto ao seu processo de preparo, é feito de maneira semelhante ao café tradicional. 

“Esse é uma medida biodegradável também, pois ajuda no processo de reciclagem do caroço que normalmente é descartado no meio ambiente. Além disso, o açaí é um fruto com elevado número de antioxidantes que combatem os radicais livres e é no caroço do açaí que seus nutrientes estão potencializados”, disso Celso. 

A venda do Coffessai é feita, atualmente, de forma online, pelo site www.meucafedeacai.com.br, e pelas redes sociais. 

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário