‘Diário da Manhã’ alerta sobre aumento dos casos de síndromes gripais no Maranhão

|

A assessora técnica da Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (29), abordou o aumento dos casos de síndromes gripais no Maranhão, em especial de Covid-19.

Em bate-papo com o apresentador e radialista Álvaro Luiz, ela fez um apelo para que a população procure os postos de imunização para atualizar as doses da vacina.

“Os índices de vacinação para Covid-19 estavam por volta de 56%, mas é baixo. Por isso, estamos fazendo apelo às pessoas que ainda não se vacinaram, que façam imediatamente, principalmente porque entraremos agora no período sazonal, onde temos um aumento das síndromes gripais e essas síndromes incluem também a Covid, que já é uma doença de notificação compulsória’, explicou.

De acordo com a assessora, o que vem acontecendo já é dentro do esperado pela Secretaria de Estado da Saúde, que vem ampliando as ações de vigilância, que são manter a testagem e o monitoramento dos territórios.

Mayrlan Avelar alertou também a população para que, em caso de sintomas gripais, a pessoa faça uso da máscara por 10 dias e, se o diagnóstico da doença for positivo, fique em isolamento por sete dias.

Segundo a assessora técnica, crianças e idosos têm sido os mais acometidos pelas síndromes gripais. Ela reforçou que a vacina bivalente segue à disposição da população nos postos de saúde.

“As vacinas estão à disposição, inclusive, faremos uma ação de vacinação em alguns shoppings. Aproveite o final de ano para atualizar seu cartão de vacina e das pessoas de sua família”, disse.

 

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário