‘Café com Notícias’ – Meteorologista afirma que chuvas estão abaixo da média

|

As chuvas, apesar de estarem caindo forte e causando estragos em todo o Maranhão, estão abaixo dos índices já registrados nesse período. O assunto foi abordado no programa ‘Café com Notícias’, desta sexta-feira (23), na TV Assembleia, pelo meteorologista Hallan Cerqueira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O especialista ressaltou que em 2024 não devem ser registrados grandes alagamentos no estado, como ocorreu no ano passado. Hallan Cerqueira detalhou, ainda, que o fenômeno El Niño está influenciando o período chuvoso deste ano, consequência do aquecimento do Oceano Pacífico, nas proximidades do Equador.

“Apesar do El Niño está enfraquecendo, os efeitos dele ainda estão sendo perceptíveis. É bom frisar que isso não é só no Maranhão, é no Nordeste de uma forma geral. O El Niño tem essa capacidade de deixar os índices pluviométricos abaixo do normal. Só que não está muito abaixo, como foi, por exemplo, no ano de 2015”, destacou.

Hallan Cerqueira também comentou o ocorrido na segunda-feira de Carnaval, quando um temporal causou grandes estragos em São Luís, incluindo cancelamento de shows e problemas na estrutura de barracas.

“Naquela ocasião, não foi a chuva, foi mais o vento. Em fevereiro, nós tivemos muitos dias de sol, ou seja, muito calor. No dia 12 de fevereiro, nós tivemos a incursão de um fenômeno, o principal sistema causador de chuvas na nossa região, que é a zona de convergência intertropical”, afirmou, ressaltando que foram registradas rajadas de vento de até 75 km/h, capazes de derrubar árvores e arrancar telhados.

O meteorologista afirmou que os meses de junho e julho têm características pluviométricas semelhantes às de dezembro e janeiro no estado, marcando um regime climático bem definido. “Agosto marca o início do período seco”.

Segundo Hallan Cerqueira, as previsões são de pouca chuva. “Em março, abril e maio, a gente espera que fique ainda abaixo do normal no Maranhão”, observou.

O ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário