Programa ‘Café com Notícias’ destaca atuação da Defensoria Pública do Estado

|

 Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O trabalho realizado pela Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) foi destaque no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (18). A apresentadora e jornalista Elda Borges recebeu a diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da instituição, Débora Alcântara, para falar do compromisso da Defensoria de estar cada vez mais perto do cidadão.

“Dentre outros programas, temos o Cidadania sobre Rodas, que tem como objetivo levar a Defensoria cada vez mais próximo da população vulnerável que precisa dos nossos serviços e dos serviços prestados por diversos parceiros. Nós saímos dos gabinetes e dos núcleos regionais para atender de uma forma mais próxima essa população”, detalhou Débora Alcântara.

O programa é realizado, prioritariamente, em locais onde não tem unidades da Defensoria para garantir que todos os maranhenses tenham acesso à justiça e cidadania. Comunidades tradicionais, como as quilombolas e indígenas, recebem mutirões específicos para suas demandas.

A Defensoria Pública atua em 140 municípios, ofertando serviços judiciais e registros públicos, como a emissão de documentos básicos, um dos mais buscados, além de trabalhar com as questões jurídicas, como cobrança de pensão e divórcio.

Débora Alcântara destacou que outro projeto importante da Defensoria Pública são os Econúcleos, unidades do órgão que são construídas com responsabilidade ambiental em locais onde a população tem difícil acesso à garantia de direitos.

“É uma maneira mais rápida e ambientalmente respeitosa que tem permitido que a Defensoria avance de maneira efetiva no Maranhão. Construímos em menos de quatro meses, a obra é mais barata, temos reaproveitamento da água, energia solar e a construção dos móveis utiliza mão de obra carcerária. Inclusive, recentemente, inauguramos o 42° Econúcleo”, acrescentou a diretora.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário