Programa Contraplano debate sobre Reforma Tributária e os reflexos das novas taxações

|

 João Carvalho conversa com Guilherme Lima, Diego Secchin e Eden Júnior, no programa Contraplano

O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (19) pela TV Assembleia, debateu sobre Reforma Tributária – Impostos sobre Renda e Taxação de Grandes Fortunas. Os convidados foram Guilherme Lima, consultor da Assembleia Legislativa, especialista em Direito Tributário; Diego Secchin, auditor Fiscal do Estado e gestor da Fazenda Estadual; e o economista Eden Júnior.

Comandado pelo apresentador João Carvalho, a atração destacou as atuações do Governo Federal nos pontos já aprovados pelo Congresso Nacional sobre a matéria e levou ao telespectador embasamentos acerca de questões como a possibilidade de se ter impostos mais equilibrados, segundo a renda dos brasileiros, e se a reforma está no rumo certo.

Na bancada, os convidados falaram sobre prazos, regulamentação dos pontos da primeira fase da reforma, o reflexo das mudanças na faixa de renda mais alta e mais baixa da população, entre outras questões.

“O que se quer num país tão desigual como o Brasil é ter um sistema tributário mais simples e que impulsione a cadeia de negócios, que seja mais justo, tribute mais quem tem uma renda e um patrimônio maior. E a primeira etapa desta reforma focou nestas questões”, disse o economista Eden Júnior.

Sobre grandes fortunas, Guilherme Lima explicou sobre a dificuldade de definir valores. “A implementação do imposto sobre grandes fortunas está prevista na Constituição de 1988, mas nunca foi regulamentada. Há dificuldade em aferir o que é uma grande fortuna, gera paixões políticas e ideológicas e pode ter efeitos rebotes”, destacou.

Diego Secchin apresentou, entre outros assuntos, um panorama mundial sobre impostos e como isto funciona em diferentes países. “Este assunto é global, cada país tem sua realidade. O que posso dizer é que no Brasil pagamos uma carga tributária para morar na Suíça, mas temos serviços públicos bem diferentes”, frisou.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário