Combate à violência de gênero é pauta do programa “Toda Mulher”

|

 Coronel Augusta Andrade e a tenente-coronel Edhyelem Santos conversam com a jornalista Márcia Carvalho

O combate à violência contra a mulher, a atuação da Patrulha Maria da Penha e o livre ingresso de mulheres na carreira militar no Maranhão foram temas abordados no programa “Toda Mulher”, exibido pela TV Assembleia nesta quarta-feira (20). As convidadas foram a coronel Augusta Andrade, diretora de Segurança Institucional da Defensoria Pública do Maranhão, e a tenente-coronel Edhyelem Santos, coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha.

Durante a entrevista, conduzida pela jornalista Márcia Carvalho, as militares destacaram os avanços no combate aos mais diversos tipos de violência sofridos por mulheres, a exemplo das agressões psicológicas e físicas, e os meios para denunciar e pedir ajuda.

“Nosso trabalho é lutar para que estas mulheres tenham uma qualidade de vida melhor, especialmente este mês, que é o mês das mulheres, mas que, na verdade, são todos os dias. A Patrulha Maria da Penha vem fazendo um trabalho que traz um olhar diferente para elas, com acolhimento, auxílio jurídico, psicológico e social”, destacou a coronel Augusta Andrade.  

Na ocasião, as militares abordaram ainda os benefícios da lei, de autoria da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e do deputado Roberto Costa (MDB), que extingue a cota de 10%, deixando livre o ingresso de mulheres na carreira militar no Maranhão, por meio de concurso público.

“Antes, falar sobre o ingresso das mulheres nas carreiras militares era um tabu, mas, com os anos, evoluímos muito, primeiro com a cota de 10%, que estabeleceu uma regularidade para o ingresso de mulheres, mesmo que limitado e, agora, com a aprovação da lei que promove igualdade de gênero. Logo, somos muito gratas à presidente Iracema Vale e ao deputado Roberto Costa, porque, agora, sabemos que será de igual para igual”, observou a tenente-coronel Edhyelem Santos.

Atualmente, a Patrulha Maria da Penha conta com 21 bases que atendem a 60 municípios, reunindo 102 policiais no estado.

O programa “Toda Mulher” é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário