Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é destaque no ‘Café com Notícias’

|

 Médico psiquiatra João Arnaud com a jornalista Elda Borges no ‘Café com Notícias’

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (2), na TV Assembleia, conversou com o médico psiquiatra João Arnaud. Ele comentou dados como o aumento da prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo, de acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre as causas desse aumento e a complexidade do diagnóstico.

“O CDC, que é um órgão de controle americano, diz que em 2020 a gente tinha uma prevalência de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para cada 150 que nasciam e, no ano de 2023 essa prevalência aumentou para um a cada 36. Isso repercute sobremaneira na prevalência mundial de autismo”, observou o médico sobre a alta de quase 300%.

O Brasil, por exemplo, já chega a registrar mais de 2 milhões de casos. Para o especialista, a causa dessa elevação é o aumento de diagnósticos do transtorno.

“A principal causa é o subdiagnóstico. A gente atende muitos adultos, hoje, que tem o diagnóstico de TEA tardiamente porque não tiveram acesso à investigação diagnóstica na infância, na adolescência, porque não houve uma suspeita clínica de que isso poderia ser autismo, na primeira infância”, destacou.

O psiquiatra João Arnaud também ressaltou sobre como é feita a identificação de TEA. “O diagnóstico é clínico. É voltar e mergulhar na medicina tradicional, a clássica, de saber examinar a criança. A gente está falando de desenvolvimento, é brincar junto. Não vai ser baseada no último exame diagnóstico, na última neuroimagem. A gente considera que é um diagnóstico que usa tecnologias leves em saúde”.

João Arnaud assinalou as complexidades da notificação do transtorno, que implica conversar com a criança, conferir sua interação social, entrevistar os pais, ouvir a família toda. “O diagnóstico é extremamente complexo, do ponto de vista que a medicina caminhou num sentido de muito exame e isso não vai detectar o autismo”.

Para ele, a instituição do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, ocorrida em 2007, é muito importante. “Conscientizar sobre autismo é conscientizar essas famílias a suspeitar precocemente. É perceber um atraso na fala daquela criança, que tem 12 meses e ainda não aponta, que é um tipo de comunicação não verbal. Isso é um atraso na comunicação”, declarou.

Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário