‘Café com Notícias’ detalha serviço de referência no tratamento de fibrose cística infantil no Maranhão

|

     Médica Lélia Braga, diretora técnica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, com a jornalista Elda Borges

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Recentemente, o Governo do Maranhão inaugurou o Ambulatório de Fibrose Cística para atender pacientes de até 17 anos com uma equipe multidisciplinar e oferta de serviços especializados. A diretora técnica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, Lélia Braga, deu detalhes sobre o serviço no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta segunda-feira (15).

“O ambulatório vai melhorar, humanizar e aperfeiçoar a integração da assistência para os pacientes diagnosticados com a doença. A equipe é formada por médicos especialistas em gastroenterologia e pneumologia pediátrica, nutricionistas e fisioterapeutas, além de triagem realizada pela equipe de enfermagem e assistência social”, informou a diretora técnica.

Na entrevista, Lélia Braga esclareceu sobre as peculiaridades clínicas da fibrose cística. “A doença é um transtorno raro, hereditário, multissistêmico e com risco de morte, que danifica os pulmões e o sistema digestivo. Também afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. É necessário um acompanhamento especializado e criterioso dessas crianças”.

A diretora técnica, que também é médica intensivista, detalhou que o diagnóstico pode ser feito no Teste do Pezinho. “Se as mutações da fibrose cística forem detectadas logo no início de vida, a criança poderá iniciar o tratamento correto e ter uma vida praticamente normal, aumentando a sua sobrevida. O exame é obrigatório em todos os recém-nascidos”.

Segundo ela, o acolhimento dos pacientes será feito por meio de encaminhamento médico atestando o diagnóstico da doença, apresentação do Cartão SUS e documento de identificação da criança. A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, ao lado do Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário