‘Pautas Femininas’ discute atendimento às vítimas de tráfico humano

|

    Ana Cristina Bayma e Lara Figueiredo conversam com a apresentadora Régina Santana

CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

O programa Pautas Femininas, que foi ao ar nesta segunda-feira (15), abordou o atendimento às vítimas de tráfico humano. As convidadas foram Ana Cristina Bayma e Lara Figueiredo, que integram o Centro Estadual de Apoio às Vítimas (CEAV), ligado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.

O CEAV é um serviço que proporciona apoio, orientação e atendimento psicológico, social e jurídico às vítimas de violência e seus familiares, dando condições para que tenham acesso à Justiça, ao resgate da cidadania e à efetivação dos direitos.

Segundo o órgão, no que diz respeito a tráfico humano, são identificadas, principalmente, as vítimas de exploração sexual, trabalho análogo à escravidão e infantil, entre outros.

A coordenadora do Centro Estadual de Atendimento à Vítima de Violência (CEAV), Ana Cristina Bayma, explicou que o Centro atua em rede, a partir de diversas parcerias.

“Secretarias estaduais e municipais, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Instituo Médico Legal, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros, compõem esta rede que se mantém fortalecida a partir das articulações, desenvolvendo um trabalho com muita seriedade, para que a pessoa não sofra novas violências”, ponderou a coordenadora.

A psicóloga Lara Figueiredo ressaltou que o atendimento às vítimas, que chegam fragilizadas, deve ser a partir de uma abordagem o mais acolhedora possível. “Temos uma equipe multiprofissional atuando para que a vítima tenha seus direitos garantidos, ao mesmo tempo em que se sinta emocionalmente acolhida. Mostramos que elas são as vítimas e que não deve haver culpa”, frisou a psicóloga.

O Centro Estadual de Apoio às Vítimas funciona no Edifício Clodomir Milet, Calhau. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone, por meio do número (98) 99200-1442. 

O programa ‘Pautas Femininas’ vai ao ar às segundas-feiras, das 14h às 15h, pela Rádio Assembleia (96,9) FM. A apresentação é da jornalista Josélia Fonseca e da radialista Régina Santana. O programa também está disponível no YouTube.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário