‘Café com Notícias’ – Urologista Eduardo Dantas alerta sobre câncer de testículo

|

     Médico urologista Eduardo Dantas com a jornalista e apresentadora Elda Borges

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O urologista Eduardo Dantas, do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), foi o convidado do programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (22). Na conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, o médico falou sobre o câncer de testículo, que é raro e representa percentual de 1% entre os tumores que acometem o homem.

“O câncer de testículo acaba sendo incomum, é um pouco raro e mais frequente entre 15 e 35 anos, uma idade bem ativa sexualmente e também socialmente”, ressaltou.

De acordo com o médico, esse tipo de câncer traz muitos impactos para a vida do paciente, sendo um dos principais a infertilidade. “Como no tratamento a gente realiza a orquiectomia, que é retirada do testículo, e quem produz os espermatozóides são os testículos, acaba que a gente tem um comprometimento da fertilidade desse paciente”, observou, afirmando que, nesses casos, a orientação é fazer a criopreservação ou o congelamento de sêmen antes do procedimento.

O médico também ressaltou a importância de incentivar o homem a buscar o consultório médico como forma de prevenção a doenças. “Foi pensando nisso que a Sociedade Brasileira de Urologia desenvolveu essa campanha Abril Lilás, no intuito de conscientizar a população sobre o câncer de testículo”, disse.

O urologista Eduardo Dantas assinalou, ainda, que é imprescindível conhecer o corpo e fazer o autoexame. “Os pacientes devem se autoexaminar, tocar o testículo, ver se tem alguma alteração, algum caroço, um aumento desproporcional de um testículo em relação ao outro. E, se houver alguma alteração, procurar um urologista o mais rápido possível”, afirmou.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário