Defensor público aborda aumento da violência contra idoso no programa ‘Café com Notícias’

|

     Defensor público Vinícius Goulart Reis com a jornalista Elda Borges, no ‘Café com Notícias’

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) registrou 630 casos de violência contra idosos no ano passado. Somente em janeiro deste ano, foram 75 ocorrências do tipo. Para falar sobre o assunto, o programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (23), na TV Assembleia, recebeu o defensor público Vinícius Goulart Reis, do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde.

“Infelizmente, a gente percebe um viés de alta nesses números, ano após ano, e depois da pandemia, principalmente. Grande parte dessa violência contra a pessoa idosa acontece no próprio ambiente familiar, os próprios familiares, às vezes, estão envolvidos naquelas principais demandas, como, por exemplo, a violência psicológica, o abuso patrimonial”, destacou.

De acordo com o defensor público, o Maranhão reflete dados nacionais que apontam alta de 60% nos registros de violência contra o idoso. O levantamento referente a janeiro deste ano, por exemplo, retrata mais de dois casos por dia.

“E isso é só o que chega até as instituições, que chega até a rede de proteção. Isso porque existe um grande número de casos também subnotificados”, afirmou.

Vinícius Goulart Reis informou ainda que, em caso de alguma ocorrência do tipo, as pessoas podem ligar para o Disque Denúncia ou procurar a Defensoria Pública do Estado ou outro órgão dentro da rede de proteção ao idoso.

“No Maranhão, nós temos uma rede bastante articulada: a Defensoria, o Ministério Público, a Delegacia da Pessoa Idosa, os Conselhos, tanto Estadual quanto Municipal. Todos conversando entre si, para prestar o melhor tipo de serviço possível né nessas situações”, ressaltou.

O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário