‘Café com Notícias’ aborda Simulação de Comitês Econômicos, Sociais e da ONU em SL

|

 Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A democratização do acesso à informação sobre às simulações realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi abordada pelas estudantes de Comunicação Social Nicole Correa e Ranaisy Santos, no programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (26), na TV Assembleia.

Elas estão à frente do projeto Simulação de Comitês Econômicos, Sociais e da ONU (CESONU), que tem edição nesta sexta-feira (26), em São Luís. “O grupo existe desde dezembro de 2022. Só que a gente tem todo um processo de planejamento até a conferência em si, porque ela ocorre no modelo de Congresso, igual à da ONU. Então, a gente tem uns seis meses de preparação até ter a conferência”, relatou Nicole Correa.

A ideia se consolida atualmente, buscando ampliar a participação dos jovens de escolas públicas nas simulações. “A gente quis democratizar por ver que muitas pessoas gostam, quem entra não sai, e a gente queria que outras pessoas também tivessem essa experiência que nós temos”, afirmou Ranaisy Santos.

A iniciativa deu tão certo que o número de participantes inscritos dobrou da edição passada para esta. Foram 80 jovens no ano passado e serão 160 neste ano. Um dos diferenciais, segundo elas, é a inscrição mais barata e acessível. No ano passado, o valor foi R$ 45,00 e neste ano, R$ 50,00, sendo que elas já estão planejando trabalhar também com a isenção desse pagamento a partir de alguns critérios.

“As oportunidades são imensas, você consegue desenvolver muitas habilidades ali, só entrando na simulação e participando. Você acaba entrando em contato direto com quem tem sonhos, às vezes, maiores que os seus e te inspira a continuar”, observou Nicole Correa.

As estudantes também relataram que o maranhense é reconhecido por ser bom nesse segmento. “Não é conhecido, mas a cultura de simulação aqui no Maranhão é forte, só não era democratizado”, afirmou Ranaisy Santos. “A gente está criando novas potências para continuar impressionando lá fora”, complementou Nicole Correa.

O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário