‘Maranhão no Campo’ destaca Dia Mundial da Medicina Veterinária e ações de saúde animal

|

 Agência Assembleia

Clique aqui e assista ao programa na íntegra 

O programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (27), na TV Assembleia, repercutiu a recepção pela Assembleia Legislativa do Grito da Terra – Maranhão 2014; exibiu entrevista com o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Nordman Wall, que falou sobre o Dia Mundial da Medicina Veterinária, e também a agenda com o calendário das principais feiras agropecuárias do estado. 

Matéria do jornalista João Carvalho tratou sobre o Grito da Terra, ato organizado na terça-feira (23), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), em ação conjunta com 214 sindicatos filiados, reuniu agricultores, assentados da reforma agrária, mulheres trabalhadoras, jovens do campo, entre outros segmentos. A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu caravanas de trabalhadores rurais e representantes do movimento.

O Dia Mundial da Medicina Veterinária (último sábado de abril) foi destacado em entrevista secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Nordman Wall. “O médico veterinário pode atuar em várias frentes. Talvez quem está assistindo não tenha nem noção da dimensão que é exatamente. A gente trabalha dentro de uma proposta de saúde onde você tem que equilibrar a saúde dos animais, a saúde do homem e a saúde do meio ambiente”, afirmou.

Nordman Wall também tratou, entre outros temas, sobre segurança alimentar e afirmou que São Luís tem avançado nesse setor. “A gente tem uma Superintendência, que foi até uma proposta do nosso Conselho. Antigamente, você só tinha os inspetores nos matadoures, não existia uma equipe maior. Hoje, você tem coordenadores, tem superintendentes para, justamente, você ter essa, digamos assim, essa segurança mais regular e com mais eficiência e eficácia, para a população comer um alimento sadio”, observou.

A campainha Abril Laranja, que trabalha o mês de conscientização e prevenção contra os maus tratos aos animais, também foi destacada. Ele alertou para o problema de pessoas que acumulam bichos em casa e, pensando em proteger, acabam dando tratamento que beira os mais tratos.

“Dentro do bem-estar animal, a gente pensa em quatro indicadores no espaço, para ele expressar o comportamento, onde precisa ter o local de descanso, o local para expressar o comportamento, o local de comida e o local, digamos assim, do banheiro dele. A gente precisa compreender isso”, ressaltou.

O programa ‘Maranhão no Campo’, comandado pelo apresentador Mário Porto, vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário