Programa ‘Mais Saúde’ trata sobre cuidados com a primeira infância

|

 Clique aqui e assista à íntegra do programa

A médica pediatra Wanda Andrade foi entrevistada no programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (5), pela TV Assembleia. Na conversa, a profissional da saúde falou sobre os principais cuidados que os pais devem ter com os filhos na primeira infância e abordou outros temas.

Sobre os primeiros cuidados, a médica destacou que devem começar antes mesmo do nascimento. “Ainda na barriga da mamãe, o bebê deve receber uma alimentação saudável, as mães devem fazer atividade física e, ao nascer, devem ser feitos exames de triagem, entre os quais o Teste do Pezinho”, frisou a médica.

Ela destacou a importância do teste, que é responsável por rastrear algumas doenças. “Quando estas doenças não são detectadas precocemente, podem manifestar sintomas já muito graves”, alertou a profissional. Além do Teste do Pezinho, devem ser feitos ainda os exames de triagem do olhinho, para verificar a saúde ocular e Teste do Ouvidinho, que apura a audição da criança.

Na entrevista, a médica falou ainda sobre a importância da vacinação, da amamentação, a introdução de novos alimentos, além das fases do desenvolvimento infantil no que diz respeito à fala e equilíbrio.

Sobre a exposição das crianças às telas – de celulares e TVs -, a médica fez um alerta. “É algo que preocupa bastante, pois influencia muito no desenvolvimento cognitivo e, principalmente, social da criança que tende a interagir menos com outras crianças. Além de favorecer o sedentarismo e doenças neurológicas e psicossomáticas”, ponderou a pediatra Wanda Andrade.

Mais temas

No programa, a médica oftalmologista Ráysa Hellen também esclareceu dúvidas sobre glaucoma e pterígio, esta última popularmente conhecida como “carne no olho”.

“Costumo falar para meus pacientes que é a carne do trabalhador. Geralmente, são pessoas que se expõem muito ao sol e aí causa essa carnezinha, que causa uma inflamação no olho, deixa o olho vermelho, deixa a visão embaçada, dá lacrimejamento”, reforçou sobre o pterígio.

O programa ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário