‘Café com Notícias’ fala sobre Encceja 2024, que encerra inscrições nesta sexta-feira

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2024) se encerrarão nesta sexta-feira (10). E todos os detalhes e os critérios para participação nessa avaliação, foram tratados pelo supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jocenilson Costa, em entrevista ao ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (9), na TV Assembleia.

“É realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, todos os anos. É um exame que é realizado desde 2002 e que vem com a possibilidade de ofertar a emissão da certificação de Jovens e Adultos, seja no nível fundamental, seja em nível médio”, resumiu.

Jocenilson Costa informou que as provas serão realizadas no segundo semestre, em 25 de agosto. Como as inscrições ainda estão em andamento, não é possível repassar números do Maranhão, mas o supervisor afirmou que a média anual é de 1.000 pessoas inscritas no Encceja no estado. O endereço para participar é encceja.inep.gov.br.

Na conversa com a jornalista Elda Borges, o supervisor também observou que a procura é grande, mas o número de faltosos no exame também é alto. Isso se dá porque a maioria dos inscritos já está no mercado de trabalho e, por conta de demandas da rotina, não consegue comparecer. Outro ponto destacado por ele é o grande número de pessoas que fazem a prova, mas demoram a ir buscar a certificação.

A instituição que vai fazer essa certificação é escolhida pelo candidato no ato da inscrição. “Nós temos, por exemplo, no Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Federal”, esclareceu. E complementou: “No caso da Secretaria da Educação do Estado, a nossa certificação é feita pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos. O candidato realiza a prova, emite o seu boletim de notas e dá entrada no Centro para receber essa sua certificação”.

Jocenilson Costa informou ainda que a idade também é um critério a ser obedecido. Para quem está em busca da certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter a partir de 15 anos no dia da data do exame. No caso do Ensino Médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário