‘Mais Saúde’ destaca cuidados para a melhor qualidade de vida do idoso

|

 Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Clique aqui e assista à íntegra do programa 

A médica geriatra Mariana Neves foi a convidada do programa ‘Mais Saúde’, deste domingo (12), na TV Assembleia. A especialista tratou sobre os principais cuidados para a melhor qualidade de vida da pessoa idosa.

Segundo a geriatra, até bem pouco tempo atrás ainda não se entendia que os idosos precisavam ser cuidados de uma forma diferente. Hoje, essa visão vem mudando e o sistema público de saúde já oferece esse atendimento especializado, inclusive no Maranhão.

“É importante a gente saber adequar os cuidados com o idoso, que são diferentes, e poder inserir isso no sistema público também”, disse.

Sobre esses cuidados, Mariana Neves afirmou que quanto antes forem iniciados, melhor. “Isso vai favorecer um envelhecimento mais saudável, e com menos problemas lá na frente”, observou, referindo-se à práticas como boa alimentação e exercício físico.

A geriatra alertou que manter a pressão arterial contolada é importantíssimo, porque esse problema também impacta em males cognitivos, como a demência. “Quanto antes começar o acompanhamento médico, melhor”, reforçou. A prática da automedicação também foi condenada pela médica, porque cada pessoa deve procurar um profissional médico para tratar a doença de forma específica. 

Mariana Neves também ressaltou a importância de o idoso manter um bom condicionamento físico, sugerindo a prática de atividades cinco vezes na semana por 40 a 50 minutos. Ela também destacou a importância de manter a vacinação em dia.

Mais assuntos

O programa também repercutiu a campanha de vacinação realizada pela Assembleia Legislativa e voltada à atualização da carteira de imunização dos servidores. A iniciativa ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Outro assunto destacado pelo ‘Mais Saúde’ foi o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. Além da doação do líquido pelas lactantes, a ação visa conscientizar sobre a doação de frascos, para aumentar a capacidade de armazenamento do produto.

O programa ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário