‘Café com Notícias’ dá detalhes do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas realizado pela SES

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo Mutirão de Cirurgias Ortopédicas, que será encerrado no dia 20 e que deve resultar em cerca de 80 cirurgias. Os detalhes sobre a ação foram tratados pela chefe do Departamento de Acompanhamento de Rede de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Nayane Lara Farias, durante entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (16), na TV Assembleia.

“É a primeira vez que a gente está promovendo esse mutirão ortopédico, logo porque é um perfil bem diferenciado dos nossos usuários”, detalhou. Ela observou que, hoje, a Rede Estadual de Saúde conta com dois Hospitais de Traumatologia e Ortopedia (HTOs) em São Luís e em Caxias, que possibilitam esse atendimento especializado.

Nayane Lara Farias detalhou que a iniciativa do mutirão será ampliada. Após o primeiro mutirão, que está sendo realizado no HTO de São Luís, o próximo ocorrerá no mês de junho, no HTO de Caxias. A gestora informou, ainda, que o mutirão é resultado de trabalho de análise realizado pela equipe da SES.

“A gente observou que tem crescido muito o número de usuários que precisam desse serviço. Observando que a fila se estendeu, que está cada vez maior, houve a necessidade de criar esses dois mutirões”, ressaltou. A gestora informou que, a partir dessa experiência, a SES está trabalhando para o atendimento a pacientes com artroplastia, que os problemas diretamente ligados ao joelho.

Atendimentos

Nayane Lara Farias informou, também, que a pessoa que tenha problema ortopédico ou traumatológico deve procurar os serviços do HTO, que dispõe de equipe pronta para o atendimento. “A gente tem desde um especialista em dedo, em ombro, em joelho, em pé. E temos inúmeras subespecialidades dentro do HTO”, assinalou.

E complementou: “Ano passado, foram mais de 3500 procedimentos que nós realizamos dentro do HTO de São Luís”.

Além disso, ela reforçou que, dentro da rede, alguns Hospitais Regionais oferecem os serviços de ortopedia, incluindo procedimentos menos complexos. “A gente não fica só diretamente no HTO. A gente descentralizou da melhor forma possível”, declarou.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário