‘Maranhão no Campo’ destaca projeto de lei que inclui a AgroBalsas no calendário oficial de eventos do Maranhão

|

 Agência Assembleia

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O programa ‘Maranhão no Campo’, exibido neste sábado (18), na TV Assembleia, destacou o Projeto de Lei nº 068/2024, de autoria da deputada Andreia Rezende (PSB), que inclui a AgroBalsas no calendário oficial de eventos do Maranhão.

No quadro de entrevista, o apresentador Mário Porto recebeu o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, que fez um relato acerca dos programas da Sagrima, que estão sendo implementados nos 217 municípios maranhenses.

Ao abordar o projeto de lei de autoria da deputada Andreia Rezende, o programa ‘Maranhão no Campo’ veiculou uma reportagem sobre a Agrobalsas, feira que reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio de todo o Brasil para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor. Neste sábado (18), encerra-se a 20ª edição da AgroBalsas, que este ano teve como tema ‘O Milagre do Cerrado’.

Considerada uma das mais importantes vitrines para transferência de tecnologias e venda de produtos ligados ao agronegócio, a AgroBalsas 2024 deve superar resultados positivos registrados no ano passado, em que a feira contabilizou mais de R$ 3 bilhões em negócios, com mais de 2.800 expositores participantes e 170 mil visitantes.

O Projeto de Lei nº 068/2024, de autoria da deputada Andreia Rezende, inclui a AgroBalsas no calendário oficial de eventos no Maranhão. O PL aguarda a sanção governamental. Em 2023, Andreia Rezende e outros deputados foram homenageados durante a AgroBalsas.

Pesquisa

Realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, a feira reúne empresários do setor, instituições públicas, produtores rurais e pecuaristas de diversas regiões do país. A programação conta com cursos, treinamentos, oficinas, palestras, campanhas educativas e um casamento comunitário.

Em entrevista ao programa ‘Maranhão no Campo’, a deputada estadual Dra Vivianne (PDT) ressaltou a importância do evento para o estado: “Sempre é um prazer a gente poder divulgar nossos eventos como a  AgroBalsas. Embora não seja proporcionada pela Prefeitura de Balsas, o Município tem parceria e sempre ajuda e neste ano entrou com a parte de iluminação e com parte de estrutura. Mas é uma feira realizada por uma Fundação que cresce a cada ano. Então, a AgroBalsas é muito importante para a nossa cidade, porque ela movimenta bastante a economia de Balsas”, declarou Dra Vivianne.

Também em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, divulgou o calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias a serem realizadas neste ano.

Exposição

Conforme o calendário, um dos eventos mais importante é a AgroBalsas, feira realizada anualmente no município de Balsas e que já é considerada um dos maiores eventos do setor no estado.

Sobre o calendário, o secretário da Sagrima, Flávio Viana, comemorou o aumento de eventos. “Neste ano, tivemos um número maior de feiras e exposições inscritas. Isso é o reflexo do trabalho conduzido pelo nosso governador Carlos Brandão, que, no ano passado, investiu na promoção de serviços e ações durante os eventos agropecuários”, afirmou.

Ele acrescentou que, por meio das secretarias e órgãos de Estado, o Governo do Maranhão promove palestras, capacitações, atividades lúdicas, exposições de cultivos, balcões tira-dúvidas e demais ações, durante a programação das feiras e exposições. O objetivo é levar aos produtores rurais e ao público em geral as políticas estaduais de estímulo e apoio ao setor agropecuário, além de fomentar a economia local.

O ‘Maranhão no Campo’ deste sábado foi encerrado com a exibição de uma reportagem especial sobre artesanatos personalizados produzidos a partir de um dos tecidos mais típicos do Nordeste: a chita.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário