Alema promove sessões de ginástica laboral para servidores

|

 Foto e texto: Agência Assembleia

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Grande aliada da saúde no ambiente de trabalho, a ginástica laboral ajuda a combater uma série de problemas relacionados aos esforços repetitivos no dia a dia. Com este objetivo, a Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, tem visitado os setores da Casa para dar continuidade às atividades. Nesta segunda-feira (20), a equipe visitou o Complexo de Comunicação.

Na oportunidade, as fisioterapeutas incentivaram os profissionais a realizarem as atividades que consistem em uma série de exercícios praticados no local de trabalho, com o objetivo de proporcionar boas condições físicas e mentais à equipe.

Para a fisioterapeuta da Alema, Karla Tyara Pedroso, a ginástica laboral é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e à fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.

“O simples ato de participar das atividades propostas pela ginástica laboral diminuem drasticamente as chances de desenvolver as doenças mais comuns em ambientes de trabalho, que são a Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Logo, a prática vem para proporcionar muito mais que apenas um momento de relaxamento aos funcionários”, explicou a fisioterapeuta.

A profissional destacou que a ginástica laboral é indicada para, entre outras coisas, melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético; reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia; cuidar da saúde mental; aumentar a atenção e a concentração; etc.

Para a jornalista da TV Assembleia, Natália Macedo, a iniciativa de levar ginástica laboral para os ambientes de trabalho ajuda a combater o estresse. “Começar a semana com este tipo de atividade é muito bacana, pois temos uma rotina corrida, que a profissão exige, e fazer uma pausa para ser bem orientada sobre os exercícios laborais, que podemos, inclusive, levar também para nossas casas, é de fundamental importância”, asseverou a jornalista.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo intérprete de Libras da Alema, João Moreno, para o qual as atividades são fundamentais nessa profissão. “A gente mexe muito com as mãos, os ombros e, ocasionalmente, podemos ter lesões por esforço físico. O alongamento, esticar as partes do corpo que, às vezes, nem sentimos, mas que na hora do trabalho pode travar, é importante, ainda mais com uma rotina muito corrida”, sentenciou o intérprete de Libras.

As visitas das equipes de saúde promovendo ginástica laboral seguirão para outros setores da Casa, em visitas semanais. No entanto, os profissionais alertam que os exercícios devem ser feitos diariamente, antes do início dos trabalhos e também em algumas pausas durante o dia. 

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário