‘Café com Notícias’ trata de campanha que alerta sobre riscos da automedicação

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Clique aqui e assista à íntegra do programa

A automedicação é prática comum para 80% dos brasileiros, um perigo à saúde que nem sempre é levado em conta. Por conta disso, o Conselho Federal de Farmácia está fazendo uma campanha para alertar acerca desses riscos. Esse foi o tema do programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (20), que exibiu entrevista com a conselheira federal Gizelli Santos Lourenço.

“São muitos os riscos, desde a alergia, uma intoxicação, muitas vezes um problema hepático, um problema renal, ou até a morte”, ressaltou.

Gizelli Lourenço reforçou que o conhecimento é a chave de tudo. “Hoje, a gente leva informação, a educação e saúde à população. Essa é a intenção principal da campanha. Além disso, a campanha traz muito a questão de você sempre procurar um profissional habilitado para poder tirar suas dúvidas”, assinalou.

A conselheira federal destacou o papel do farmacêutico nesse contexto. “É um profissional da área de saúde de fácil acesso”, disse.

Ela alertou, inclusive, sobre o uso de chás, um costume que parece inofensivo, mas nem sempre é. “Muitas vezes, o chá pode fazer mal, mas também você pode estar usando alguma medicação que tenha alguma interação com essas substâncias, por exemplo, e você tenha problemas no seu tratamento”, observou.

Gizelli Lourenço destacou a luta e os avanços alcançados pela categoria. “Hoje, nós temos alguns tipos de medicamentos que o farmacêutico pode prescrever, assim como os enfermeiros também”, assinalou, observando que o farmacêutico pode conversar com a pessoa, identificar os sintomas e dar uma orientação. “Não é uma consulta, é uma orientação”, salientou.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário